Componente 4.3.1 Tabela Padrão
As tabelas são maneiras práticas de organizar e comparar dados agrupados por assuntos em linhas e colunas.
A tabela-padrão do Pucomex apresenta um título, filtros nas colunas, tooltips com informações adicionais, ícones de alteração da ordem de apresentação das informações nas colunas e rodapé com paginação e número de registro por páginas. Cada um destes ítens será tratado separadamente neste capítulo.
b.1) Dimensões:
Header da tabela: 35px
Linhas de conteúdo: 30px
Rodapé: 30px
Divisórias verticais: 1px
b.2) Cores:
Header da tabela: 1
Ícone filtrar: 2
Linhas de contéudo: 6/8 (alternadamente)
Rodapé: 5
Divisórias verticais: 8
Tooltips: 4
b.3) Textos:
Título da tabela: OSsb/16 (1)
Link filtrar: OSr/12 (9)
Títulos da coluna: OSr/12 (8)
Textos de conteúdo da tabela: OSr/12 (9)
Alinhamento do conteúdo: ver detalhes no item Comportamento abaixo
Rodapé: OSr/13 (8)
Rodapé (página atual): OSsb/15 (1)
Rodapé (registros por página): OSr/11 (8)
Rodapé (registros por página: número): OSr/12 (1)
Tooltips: OSr/11 (8)
As tabelas sempre apresentarão, por padrão, a primeira linha de conteúdo na cor mais escura (#e0e2e3).
Os tooltips são mecanismos adicionais para acrescentar informações a um item de conteúdo da tabela e podem ser utilizados sempre que houver necessidade de informações complementares.
Paginação:
Todas as tabelas, por padrão, deverão apresentar um sistema de paginação comum (exceto aquelas que não possuem rodapé: tabelas simples e tabelas sem dados).
A paginação dará destaque para a página atual, para duas páginas anteriores e para duas páginas posteriores, para acesso rápido. As demais páginas deverão ser acessadas por meio de setas.
À direita da paginação, é informada a quantidade de itens visíveis atualmente e a quantidade total de itens em uma tabela.
O rodapé ainda dispõe de "Registro Por Página", onde o usuário pode optar pela quantidade de itens que a tabela deve mostrar por página. Um combo apresentará as opções de 10, 25 e 50 itens por páginas, sendo que o padrão dos sistemas é de 10 itens.
Exportar:
As tabelas, por padrão, possuem um combo de exportação na barra de título (ao lado de "filtrar"). O usuário poderá optar por 3 tipos de documentos para exportar os dados da tabela: CVS, PDF e XLS. Ao fazer a opção, o navegador irá perguntar onde o usuário deseja salvar o arquivo. O combo exportar é opcional.
Alinhamentos de conteúdo das tabelas:
Títulos das colunas: centralizados verticalmente e horizontalmente. Obs: Os títulos podem ser quebrados em até 2 linhas.
Campos numéricos (Ex: valores, quantidades): alinhados à direita.
Campos de tamanho fixo (Ex: CPF,/CNPJ, Datas, NCM, Recintos, DU-E): centralizados.
Textos: alinhados à esquerda.
Obs: Todo conteúdo da tabela deve estar centralizado verticalmente dentro das células.