Componente 4.3.1 Tabela Padrão

Definição

As tabelas são maneiras práticas de organizar e comparar dados agrupados por assuntos em linhas e colunas.

A tabela-padrão do Pucomex apresenta um título, filtros nas colunas, tooltips com informações adicionais, ícones de alteração da ordem de apresentação das informações nas colunas e rodapé com paginação e número de registro por páginas. Cada um destes ítens será tratado separadamente neste capítulo.

 

Especificações

b.1) Dimensões:

            Header da tabela: 35px

            Linhas de conteúdo: 30px

            Rodapé: 30px

            Divisórias verticais: 1px

 b.2) Cores:

             Header da tabela: 1

            Ícone filtrar: 2

            Linhas de contéudo: 6/8 (alternadamente)

            Rodapé: 5

            Divisórias verticais: 8

            Tooltips: 4

 b.3) Textos:

             Título da tabela: OSsb/16 (1)

            Link filtrar: OSr/12 (9)

            Títulos da coluna: OSr/12 (8)

            Textos de conteúdo da tabela: OSr/12 (9)

            Alinhamento do conteúdo: ver detalhes no item Comportamento abaixo

            Rodapé: OSr/13 (8)

            Rodapé (página atual): OSsb/15 (1)

            Rodapé (registros por página): OSr/11 (8)

            Rodapé (registros por página: número): OSr/12 (1)

            Tooltips: OSr/11 (8)

 

Comportamento

As tabelas sempre apresentarão, por padrão, a primeira linha de conteúdo na cor mais escura (#e0e2e3).

Os tooltips são mecanismos adicionais para acrescentar informações a um item de conteúdo da tabela e podem ser utilizados sempre que houver necessidade de informações complementares.

 Paginação:

Todas as tabelas, por padrão, deverão apresentar um sistema de paginação comum (exceto aquelas que não possuem rodapé: tabelas simples e tabelas sem dados).

A paginação dará destaque para a página atual, para duas páginas anteriores e para duas páginas posteriores, para acesso rápido. As demais páginas deverão ser acessadas por meio de setas.

À direita da paginação, é informada a quantidade de itens visíveis atualmente e a quantidade total de itens em uma tabela.

O rodapé ainda dispõe de "Registro Por Página", onde o usuário pode optar pela quantidade de itens que a tabela deve mostrar por página. Um combo apresentará as opções de 10, 25 e 50 itens por páginas, sendo que o padrão dos sistemas é de 10 itens.

 Exportar:

As tabelas, por padrão, possuem um combo de exportação na barra de título (ao lado de "filtrar"). O usuário poderá optar por 3 tipos de documentos para exportar os dados da tabela: CVS, PDF e XLS. Ao fazer a opção, o navegador irá perguntar onde o usuário deseja salvar o arquivo. O combo exportar é opcional.

Alinhamentos de conteúdo das tabelas:

Títulos das colunas: centralizados verticalmente e horizontalmente. Obs: Os títulos podem ser quebrados em até 2 linhas.
Campos numéricos (Ex: valores, quantidades): alinhados à direita.
Campos de tamanho fixo (Ex: CPF,/CNPJ, Datas, NCM, Recintos, DU-E): centralizados.
Textos: alinhados à esquerda.

Obs: Todo conteúdo da tabela deve estar centralizado verticalmente dentro das células.